Divulgar os conhecimentos aprendidos em sala de aula, na disciplina de geografia do segundo ano.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
E se fosse com você?!
Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
Taiane Moreira
Vamos parar pra pensar um pouco..
Você sabe que estamos passando por uma época muito difícil para o meio-ambiente! Os desmatamentos, a piora do ar, poluição.Enfim, muitas coisas..mas o que as pessoas pensam hoje em dia? O que será que a mãe natureza terá que fazer para que o meio ambiente seja valorizado?! Dar dinheiro nas plantas? Fazer carros? Celulares?
O grande problema é que as pessoas não param para pensar que tudo que temos hoje é graças a natureza, sem ela não vivemos. Somos privilegiados por ter um planeta tão lindo como este e não sabemos cuidar dele, não estamos dando o valor necessário. Quando o ser humano resolver fazer algo pela nosso mundo pode ser tarde demais.
Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.
Chico Xavier
Taiane Moreira
O grande problema é que as pessoas não param para pensar que tudo que temos hoje é graças a natureza, sem ela não vivemos. Somos privilegiados por ter um planeta tão lindo como este e não sabemos cuidar dele, não estamos dando o valor necessário. Quando o ser humano resolver fazer algo pela nosso mundo pode ser tarde demais.
Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.
Chico Xavier
Taiane Moreira
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
SUSTENTABILIDADE
Como garantir que nossas cidades não viverão um futuro de ar irrespirável, água racionada e custos altíssimos de energia? Como garantir que o simples fato de habitar uma cidade, em um futuro próximo, não signifique morrer com problemas de saúde derivados da degradação do meio ambiente que nos cerca? A resposta para essas e outras perguntas é uma só: Promover a sustentabilidade em todas as atividades humanas e trazer esse conceito de responsabilidade ambiental para o interior de todas as corporações e todas as empresas.Imagine morar numa casa que aproveita a luz do sol, a água da chuva, recicla seu lixo orgânico e que não polui o meio ambiente com esgotos domésticos e outras coisas mais que tão frequentemente encontramos nas grandes cidades.
É claro que os custos de construção das casas sustentáveis são, em média, trinta por cento maiores do que os custos envolvidos na construção de uma casa pelo método tradicional. No entanto, se analisarmos mais de perto e com mais atenção, veremos que esse custo inicial maior, se refletirá num ganho posterior considerável.
Por isso mesmo, é estranho observar que mesmo nos grandes centros urbanos (teoricamente onde mais se precisa delas) as casas sustentáveis ainda são uma exceção e são vistas como algo “diferente” e “aberrante” por muitos proprietários e mesmo engenheiros e arquitetos. O preconceito é claro e sentido quando a frase: “Isso é coisa de hippie” é ouvida quando se propõe a construção de casas sustentáveis. Só depois, com muito convencimento e com a demonstração das projeções de economia de recursos futuros e da potencialidade de obtenção de novos recursos financeiros com os subprodutos das casas sustentáveis é que elas “entram” para o mundo real.
E, o principal culpado disso é o próprio governo. Ao invés de incentivar a construção dessas casas e de reduzir impostos dos materiais certificados ou reciclados que venham a ser empregados durante a construção, muito pouco é feito nesse sentido.
.
Gabriella Pegoraro
Papel higiênico reciclável
A empresa israelense Applied Clean Tech desenvolveu um método para reciclar o papel higiênico usado, transforando-o em papel de parede, jornais e envelope.
De acordo com os criadores da nova técnica de reaproveitamento, 60% do que você joga no lixinho do seu banheiro pode ser transformado, após passar por um tratamento químico, em uma liga de celulose. Como o material fecal possui celulose também, vinda dos vegetais que comemos, ele pode ser reciclado junto com papel limpo.
Além do método ser revolucionário visto que o papel higiênico é um dos poucos materiais que não possuía destino, também é econômico, pois, o local da reciclagem precisa de menos eletricidade e produtos químicos para a descontaminação, assim, após a secagem e purificação, o material obtido pode ser vendido por um preço inferior ao do papel comum.
Al. Mariane P. M.
Lixo Extraordinário
Filmado ao longo de quase dois anos, Lixo Extraordinário acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis. O objetivo inicial de Muniz era "pintar" esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente. Vale a pena olhar, pois nos mostra outra realidade.
Al. Mariane P. M.
FINAL DA GINCANA
Hoje, dia 22 de agosto, após a palestra com os representante do Instituto Marabô e da ASMAR, foi o final da nossa gincana reciclável, na qual fizemos a apresentação das paródias, fantasias, mascotes, e também um quiz! Foram cinco jurados que deram notas as provas, entre professores e militares da escola.
O resultado do quiz foi o seguinte:
|
1A
|
1B
|
1C
|
Pontuação
|
400
|
250
|
250
|
Como o número de materiais recicláveis excedeu o esperado, dividimos o valor total por 10. E o resultado total de pontos dos materiais recicláveis foi:
|
1A
|
1B
|
1C
|
Pontuação
|
488
|
352
|
491
|
E ao final de todas as provas o resultado foi o seguinte:
Com 5833 pontos o primeiro lugar foi da turma 1A;
Com 5799 pontos o segundo lugar foi da turma 1C;
E com 5358 pontos o terceiro lugar foi da turma 1B;
Parabéns a todas as turmas pelo empenho e principalmente a turma 1A, a mais sustentável do Tiradentes!
O meio ambiente está ligado ao IDH
Analisando dois países, Noruega e Burkina Faso, um desenvolvimento e outro não. Percebemos que no país desenvolvido, a Noruega, que apresenta excelentes indicadores sociais e com o maior índice de desenvolvimento humano, possui uma grande preocupação quanto ao meio ambiente, pois, a reciclagem de lixo é
muito séria.
Os moradores separam papéis e plásticos do lixo orgânico em duas lixeiras
diferentes. Em uma semana um caminhão passa recolhendo o lixo orgânico e na outra, um outro
caminhão recolhendo o lixo reciclável. Aquilo que não pode ser reciclado como vidro e alumínio são levados ao supermercado e depositados em uma máquina especial.
Recebendo dinheiro por cada garrafa ou lata depositado lá.
Além disso, a população já tem certos costumes que ajudam a cuidar do meio ambiente, como encher a piá de água fervente com detergente, lavando-se a louça nesta água, depois enxaguá-se a louça em água corrente, o uso de lâmpadas e luminárias são trocadas por velas e a maioria das casas possuem grama no telhado para o aquecimento.
As autoridades
norueguesas estão muito preocupadas com a alta emissão de monóxido de carbono
na atmosfera por conta do uso abusivo de carros e estão fazendo campanhas para
que as pessoas usem mais o transporte público.
Enquanto em um país subdesenvolvido como Burkina Faso, com o índice de desenvolvimento muito baixo e pouca expectativa de vida, vimos que não há nenhuma preocupação quanto ao meio ambiente, pois, a exploração de madeira é muito grande causando um constante desflorestamento sem o replantio, a queima desta madeira e da mata já é uma coisas rotineira nesse país onde o céu chega a mudar o seu aspecto.
Com isso, vimos que o índice de desenvolvimento humano de um país está também ligado com a consciência deste, que deve saber que um ar poluído nos prejudica, causando uma expectativa de vida menor, saber que poluindo o meio onde vivemos nos causa danos, assim quando cuidamos do nosso meio ambiente, percebemos que os indicadores sociais melhoram junto também com a qualidade de vida da população.
Alunas: Mariane M, Camila M e Taiani P.
ASMAR
A ASMAR é uma Associação de Selecionadores de Materiais Recicláveis, que hoje é formada por 16 sócios que tiram seu sustento e de sua família pela reciclagem do lixo. Esta reciclagem passa por vários processos como: a coleta, triagem, prensa e por último a negociação final para a venda desses produtos.
Por mês a ASMAR processa cerca de 16 toneladas de materiais recicláveis, sendo assim cada sócio recebe em média uma renda mensal de R$500.
Por mês a ASMAR processa cerca de 16 toneladas de materiais recicláveis, sendo assim cada sócio recebe em média uma renda mensal de R$500.
Para aqueles que tiverem o interesse de aderir à coleta seletiva, a ASMAR possui um caminhão que passa em todas as casas cadastradas para o recolhimento desse material, para fazer o cadastro, é preciso ligar para o número que segue abaixo, que serão informados sobre o dia e o turno que o caminhão irá passar para o recolhimento.
Telefones: (55) 3026-9167
(55) 30284512
(55)96209167
- atendimento de segunda à sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h30min
Endereço: Rua Israel Seligmann, 660, Bairro Nossa Senhora de Lourdes. CEP: 97050-320. Santa Maria - RS.
AL. Mariane P. M.
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Light apresenta carro elétrico i-MiEV |
A Light lança no Brasil o primeiro veículo totalmente elétrico produzido em série no mundo, o i-MiEV. O carro desenvolvido pela Mitsubishi Motors utiliza um sistema de recarga inteligente feito pelo Programa Smart Grid Light-Cemig.
A criação consiste em utilizar energia elétrica contida em um conjunto de baterias de lítio, que move o motor elétrico, inibe ruídos e contribui para o meio ambiente, devido a ausência na emissão de gases poluentes.
Novidade no país, o i-MiEV já é vendido na Europa desde 2010 e nos Estados Unidos desde 2011. A Light utilizará o carro para avaliar um sistema de recarga inteligente para carros elétricos.
Ao todo, dois veículos serão testados ao mesmo tempo no Rio de Janeiro, pelos pesquisadores do Programa Smart Grid Light-Cemig, e em Curitiba, nos laboratórios do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC). Para fomentar a implementação dos veículos elétricos no país, a companhia de energia desenvolveu terminais de recargas estruturados e interativos. O local terá capacidade para quatro veículos simultaneamente e serão instalados em pontos estratégicos, como estacionamentos públicos e privados, shoppings, prédios residenciais e empresa. Durante a recarga, os terminais também serão capazes de trocar informações em tempo real com o i-MiEV, que poderão ser acessadas na tela do próprio painel do carro. Fonte:http://sustentabilidades.com.br Amanda Mello |
Oceano de Plástico
A ilha do Pacífico já foi conhecida como um paraíso, porém, com a irresponsabilidade do homem que não dá o devido destino ao seu lixo; nos deparamos com tristes realidades como essa no litoral da Califórnia e a Havaí, onde todo aquele lixo cujo não nos preocupamos pois parece inofensivo, é levado pela corrente marítima e acumulado, formando assim toneladas de sujeira no oceano, pondo em risco a vida dos animais marinhos que ali moram, que confundem o seu alimento com garrafas plásticas e outros materiais.
Esse Oceano de plástico como infelizmente é conhecido, tem aproximadamente 1,6 mil de quilômetros entre a Califórnia e o Havaí, o que seria maior que a soma dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.
Reportagem feita e exibida pelo Fantástico em 2009.
AL. Mariane P. M.
Moda sustentável
Podemos falar sobre reciclagem... mas porque não falar de moda também?
Hoje em dia, além das mais variadas opções apresentadas pelos estilistas e designers, está a de tecidos recicláveis. Inicialmente procurado por noivas ou debutantes que iriam usar a peça em questão apenas uma vez, o tecido reciclável é uma opção viável para todas as classes sociais, porém é difícil de encontrar. Talvez por ser uma opção diferente da aceita, cause medo ao consumidor mas já foi provado pelos maiores estilistas que é sim uma opção que agrada ao olhar e ao bolso.
Hoje em dia, além das mais variadas opções apresentadas pelos estilistas e designers, está a de tecidos recicláveis. Inicialmente procurado por noivas ou debutantes que iriam usar a peça em questão apenas uma vez, o tecido reciclável é uma opção viável para todas as classes sociais, porém é difícil de encontrar. Talvez por ser uma opção diferente da aceita, cause medo ao consumidor mas já foi provado pelos maiores estilistas que é sim uma opção que agrada ao olhar e ao bolso.
Casaco feito a partir de tecido reciclado.
Há pouco tempo atrás, o Jornal Hoje publicou uma matéria falando sobre roupas fabricadas a partir de materiais reciclados.
''O objetivo é fazer roupas ecológicas e bonitas.''
O estilista fala sobre a quantidade de matéria utilizada para produzir as roupas e sobre a atitude da indústria perante roupas que são reaproveitadas.
“As pessoas estão obcecadas pelo novo. Só sabem colocar o cartão de crédito na máquina para gastar dinheiro”, diz Kate Fletcher, consultora de moda sustentável.
Depois de falar sobre a moda sustentável, o Jornal aborda o fato de que, hoje em dia, o 'prazo de validade' das roupas está cada vez menor, provocando um maior gasto e menor aproveitamento, além de provocar uma onda de poluição ambiental.
Link da Reportagem: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/12/estilistas-usam-materiais-reciclaveis-na-confeccao-de-roupas-e-acessorios.html
Bibiana Roballo
Desmatar é matar-se pelas costas.
Xote Ecológico
LUÍZ GONZAGA
Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
Se planta não nasce se nasce não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar
Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde que está ?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
Se planta não nasce se nasce não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar
Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde que está ?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu
Joelmir.
Estão se beijando? Ele a está socorrendo? É uma montagem? Como é possível que houvesse amor entre tanta violência?
A foto foi tirada em Vancouver, em meio aos violentos distúrbios que aconteceram após uma partida de hóquei. O autor estava ali para retratar o caos, quando captou um casal deitado na rua "entre a polícia e um espetacular incêndio".
"Eu estava a uns 20 ou 30 m de distância e apareceram no meio da rua (...) Não acho que algum deles estivesse ferido", disse. Lam tirou várias fotos do momento, e então desapareceram do enquadro de sua câmera.
O fotógrafo explica como tudo aconteceu. No meio do caos, com carros pegando fogo, a polícia investindo contra os torcedores, e as casas ao redor ardendo em chamas, "me dei conta de que no meio do cordão policial eles estavam deitado na rua, entre a polícia e um incêndio".
Vancouver se converteu em uma janela de arte urbana violenta, onde só restou as cinzas de um beijo em meio à fúria.
Gente, olhem como o amor é lindo, hehe, pois no meio de uma "guerra" a imagem que mais marcou foi a de um beijo. Precisamos de mais amor neste mundo de tantos horrores.
Joelmir.
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Educação Ambiental para o consumo
Os dois problemas que não pode ser absorvido pela natureza são:
· O tipo: qualidade dos resíduos, que demora centenas de anos para serem absorvidos; e
· O volume: a quantidade de resíduos que ultrapassam a capacidade de absorção da natureza.
A saída é:
· Reduzir a produção e consumo de produtos supérfluos e mudar a atitude de cada um, no sentido de passar a considerar lixo apenas aquilo que não pode ser mais usado, reaproveitado ou reciclado.
Portanto, na hora da compra:
· Evite o descartável;
· Leve em conta se é biodegradável ou não (se decompõe na natureza, e assim polui menos);
· Escolha os produtos sem alvejantes e corantes (menos poluentes);
· Evite produtos com empacotamento excessivo (geram menos lixo); e
· Prefira produtos com embalagens recicláveis ou retornáveis (reduzem o lixo).
Trazendo sustentabilidade para a pia da cozinha
DETERGENTE:
Opte pelos biodegradáveis. Procure essa indicação na embalagem na hora de comprar. Para otimizar o uso do detergente, siga este procedimento:
Não coloque o detergente diretamente na esponja, isso tende ao desperdício. Escolha um recipiente de tamanho apropriado para a quantidade de louça que costuma precisar lavar e use-o exclusivamente para fazer o que costumo chamar de “água de detergente”:
Coloque uma pequena quantidade de detergente no fundo do recipiente e complete com água, preferencialmente quente, misturando bem os dois. Se por um lado água quente consome energia, este consumo nessa etapa é mínimo e economiza na quantidade de água e detergente necessários no restante do processo: água quente ajuda na remoção de gorduras, limpa melhor e diminui a quantidade de tempo que você precisa para lavar a louça. Se você tem água quente na pia, ótimo. Se não tem, pode deixar esquentar um pouco no fogão. Água fria também funciona, mas a otimização de recursos e tempo é menor.
De uma forma ou de outra, este procedimento traz uma enorme economia de detergente. Em uma casa com 2 pessoas (meu caso), a água + detergente (aproximadamente uma colher e meia de chá) no recipiente ilustrado abaixo é mais do que suficiente para lavar eficientemente toda a louça do jantar, incluindo panelas.
ESPONJA:
FLUXO/PROCESSO DE LAVAGEM:
A palavra de ordem aqui é “otimização” e isso varia de acordo com a disposição da sua pia. Como regra geral, não deixe a comida secar nas panelas, pratos e copos – faça um enxágue rápido logo depois da utilização e deixe as peças de molho por alguns minutos, quando necessário, para ajudar a soltar resíduos de comida mais persistentes.
Nunca deixe a torneira aberta sem necessidade. Para otimizar a utilização da água, crie um fluxo de trabalho inteligente. Se você tem cuba dupla na pia, utilize um lado para os pratos sujos, de molho – e o outro para colocar as peças conforme forem sendo ensaboadas. Ensaboe uma a uma com a água desligada, esvaziando um dos lados da pia e depois abra a água apenas para enxaguar. Se a sua cuba não é dupla, você pode utilizar o espaço do tampo ao lado da pia para as peças sujas e a cuba para as ensaboadas, ou vice-versa. Encontre a forma que faz mais sentido para você, desde que o seu método permita a lavagem sem desperdício de água corrente.
Taiani Padilhos.
São grandes os desafios a serem
enfrentados quando se procura direcionar as ações para a melhoria das condições
de vida no mundo. A adoção de ações de sustentabilidade garante, a médio e
longo prazo, um planeta em boas condições para a preservação do meio ambiente e
para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana.
O
cuidado com o planeta em que vivemos vem recebendo mais atenção, nas últimas
décadas, devido ao ritmo de degradação do ambiente natural.
Meio ambiente e sustentabilidade
vem sendo muito debatido, pois as graves alterações climáticas, as crises no
fornecimento de água devido à falta de chuva e à destruição dos mananciais são
fortes argumentos a favor de mudanças no nosso modo de vida. Sabe-se que, se
nada for feito para mudar, o planeta será alterado de tal forma que a vida,
como a conhecemos, deixará de existir.
Camila Missio.
Desperdício de água na lavagem doméstica de carros
Precisamos ter consciência que a água é o bem mais precioso
da humanidade. A porcentagem de água doce já é mínima e usufruir de maneira
desordenada e desnecessária pode causar danos irreversíveis ao planeta. Não estou
dizendo que deixe o carro sujo, mas foi comprovado que com 3 baldes de água se
lava um carro de maneira doméstica, uma vez que é só pra dar brilho na lataria
do carro. É mais recomendável lavar mais detalhadamente em lava-carros ou
lava-jatos, seja como for a denominação em cada região do mundo, pois nestes
ambientes existem máquinas econômicas. O que não dá é passar horas e mais horas
lavando lataria e pneu com reservatório de água inteiro. “Ahhh, mais meu vizinho
faz, por quê eu não posso?” É assim que o mundo não vai pra frente.
Matheus Bolzan.
Matheus Bolzan.
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Resultado da contagem
Resultado da contagem das pets e latas levadas na última semana de aula.
Continuem empenhados, ótima semana!
1A
|
1B
|
1C
|
|
Pets
|
196
|
0
|
0
|
Latas
|
101
|
0
|
0
|
Assinar:
Postagens (Atom)