Analisando dois países, Noruega e Burkina Faso, um desenvolvimento e outro não. Percebemos que no país desenvolvido, a Noruega, que apresenta excelentes indicadores sociais e com o maior índice de desenvolvimento humano, possui uma grande preocupação quanto ao meio ambiente, pois, a reciclagem de lixo é
muito séria.
Os moradores separam papéis e plásticos do lixo orgânico em duas lixeiras
diferentes. Em uma semana um caminhão passa recolhendo o lixo orgânico e na outra, um outro
caminhão recolhendo o lixo reciclável. Aquilo que não pode ser reciclado como vidro e alumínio são levados ao supermercado e depositados em uma máquina especial.
Recebendo dinheiro por cada garrafa ou lata depositado lá.
Além disso, a população já tem certos costumes que ajudam a cuidar do meio ambiente, como encher a piá de água fervente com detergente, lavando-se a louça nesta água, depois enxaguá-se a louça em água corrente, o uso de lâmpadas e luminárias são trocadas por velas e a maioria das casas possuem grama no telhado para o aquecimento.
As autoridades
norueguesas estão muito preocupadas com a alta emissão de monóxido de carbono
na atmosfera por conta do uso abusivo de carros e estão fazendo campanhas para
que as pessoas usem mais o transporte público.
Enquanto em um país subdesenvolvido como Burkina Faso, com o índice de desenvolvimento muito baixo e pouca expectativa de vida, vimos que não há nenhuma preocupação quanto ao meio ambiente, pois, a exploração de madeira é muito grande causando um constante desflorestamento sem o replantio, a queima desta madeira e da mata já é uma coisas rotineira nesse país onde o céu chega a mudar o seu aspecto.
Com isso, vimos que o índice de desenvolvimento humano de um país está também ligado com a consciência deste, que deve saber que um ar poluído nos prejudica, causando uma expectativa de vida menor, saber que poluindo o meio onde vivemos nos causa danos, assim quando cuidamos do nosso meio ambiente, percebemos que os indicadores sociais melhoram junto também com a qualidade de vida da população.
Alunas: Mariane M, Camila M e Taiani P.
Parabéns meninas pela relação que conseguiram realizar e pela iniciativa de pesquisar sobre este tema. Cada vez mais me orgulho de vocês.
ResponderExcluir