DETERGENTE:
Opte pelos biodegradáveis. Procure essa indicação na embalagem na hora de comprar. Para otimizar o uso do detergente, siga este procedimento:
Não coloque o detergente diretamente na esponja, isso tende ao desperdício. Escolha um recipiente de tamanho apropriado para a quantidade de louça que costuma precisar lavar e use-o exclusivamente para fazer o que costumo chamar de “água de detergente”:
Coloque uma pequena quantidade de detergente no fundo do recipiente e complete com água, preferencialmente quente, misturando bem os dois. Se por um lado água quente consome energia, este consumo nessa etapa é mínimo e economiza na quantidade de água e detergente necessários no restante do processo: água quente ajuda na remoção de gorduras, limpa melhor e diminui a quantidade de tempo que você precisa para lavar a louça. Se você tem água quente na pia, ótimo. Se não tem, pode deixar esquentar um pouco no fogão. Água fria também funciona, mas a otimização de recursos e tempo é menor.
De uma forma ou de outra, este procedimento traz uma enorme economia de detergente. Em uma casa com 2 pessoas (meu caso), a água + detergente (aproximadamente uma colher e meia de chá) no recipiente ilustrado abaixo é mais do que suficiente para lavar eficientemente toda a louça do jantar, incluindo panelas.
ESPONJA:
FLUXO/PROCESSO DE LAVAGEM:
A palavra de ordem aqui é “otimização” e isso varia de acordo com a disposição da sua pia. Como regra geral, não deixe a comida secar nas panelas, pratos e copos – faça um enxágue rápido logo depois da utilização e deixe as peças de molho por alguns minutos, quando necessário, para ajudar a soltar resíduos de comida mais persistentes.
Nunca deixe a torneira aberta sem necessidade. Para otimizar a utilização da água, crie um fluxo de trabalho inteligente. Se você tem cuba dupla na pia, utilize um lado para os pratos sujos, de molho – e o outro para colocar as peças conforme forem sendo ensaboadas. Ensaboe uma a uma com a água desligada, esvaziando um dos lados da pia e depois abra a água apenas para enxaguar. Se a sua cuba não é dupla, você pode utilizar o espaço do tampo ao lado da pia para as peças sujas e a cuba para as ensaboadas, ou vice-versa. Encontre a forma que faz mais sentido para você, desde que o seu método permita a lavagem sem desperdício de água corrente.
Taiani Padilhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário